Centenas de australianos manifestam apoio a Julian Assange

Nascido na Austrália, o criador do Wikileaks, Julian Assange, atualmente detido em uma prisão britânica, após se entregar à polícia sob acusação de crimes sexuais, recebeu o apoio de mais de 500 compatriotas, que se manifestaram a seu favor em Sydney, capital australiana.
Efe

Centenas de australianos foram às ruas de Sidney protestar contra a prisão de Assange

De acordo com a rede de televisão norte-americana ABC, os manifestantes usaram o aniversário da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos para demonstrar apoio a Assange. “Feliz Natal e um Ano Novo “leaky’ (cheio de filtrações) e “Julia, qual leo Assange violou?”, diziam cartazes no protesto. A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, criticou as ações do Wikileaks e de Assange.

Além da manifestação organizada hoje, a organização GetUp! (Levanta-se!) anunciou que mais de 50 mil australianos assinaram um abaixo assinado a favor do Wikileaks e da liberdade de imprensa e pela libertação de Assange. A organização conseguiu reunir quatro milhões de dólares.

Apoio

Ontem (09/12) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro chefe de Estado a defender a atuação do Wikileaks. Ele criticou o “silêncio” da imprensa frente à prisão de Assange.
“Em vez de culpar quem divulgou, deve se culpar quem escreveu. Então eu presto minha solidariedade ao fundador do Wikileaks”, disse o presidente. “O cara do Wikileaks foi preso e eu não estou vendo nenhum protesto contra a ameaça à liberdade de expressão”, provocou Lula.

Um pouco mais tarde, foi a vez do presidente russo, Vladimir Putin, criticar a detenção de Assange. “Se falamos de democracia, é necessário que seja total. Por que Assange foi preso? Isso é democracia?”, questionou Putin. “Vocês acham que o serviço diplomático dos EUA é uma fonte de informação transparente? Vocês acham mesmo?”, acrescentou.

postado originalmente no site Opera mundi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s