Boletim 23/11‏

Finalmente aconteceu a reunião que os estudantes tanto reivindicavam para negociar demandas urgentes da comunidade universitária a respeito principalmente do acesso e permanência na universidade. Compareceram à reunião representantes dos 11 cursos que se envolveram na ocupação da reitoria, o reitor Dirceu de Mello e apenas um dos secretários executivos da Fundação São Paulo, o padre João Júlio Farias.

Já de início houve um tensionamento, quando os representantes da administração da universidade mostraram-se contrários à presença da Apropuc na reunião, que foi chamada para mediar a conversa. O constrangimento não foi à toa, argumentos usados pela Fundação ao longo da reunião, que foi acompanhada pela Apropuc, mostravam clara intenção de criar fricção entre os setores estudantil e de professores, ao colocar que a redução das mensalidades seria complicada por conta de reajustes que estão sendo encaminhados a respeito de direitos trabalhistas dos docentes. É claro, no entanto, que os setores combativos da universidade estão unidos.
Apesar de ter sido aprovado uma tímida melhora nas opções de renegociação de dívida dos inadimplentes, foi esse o ponto no qual a Fundasp demonstrou maior resistência. O padre João Júlio, aliás, se retirou antes que a reunião tivesse chegado ao seu final, “por ter outros compromissos”. Enquanto interlocutores do movimento estudantil, a comissão de negociação não aceitou ou negou nenhuma das propostas, esse posicionamento por parte dos estudantes será decidido na próxima assembleia, onde se deliberará também a data da próxima reunião com Fundasp e reitoria, para que seja dada a resposta do movimento.

segue abaixo as reivindicações estudantis e as respostas dadas pela administração da PUC-SP:

Mensalidades

Hoje – Consad quer aumentar as mensalidades para 12,5% com base no aumento da inflação, no dissídio coletivo dos professores e no índice de inadimplência na PUC (em torno de 3%)

Reivindicação do Movimento: Redução imediata das mensalidades

Proposta do Consa – Reajustar as mensalidades em 9,5%, ou seja, diminuir o reajuste em 3%.

Bolsas de estudos

Hoje – Nenhuma bolsa de estudos integrais da Fundasp foi cedida nesse ano.

Reivindicação do Movimento: Abertura do edital de bolsas, cedidas pela Universidade

Proposta do Consad – Abrir um edital cedendo entre 50 a 100 bolsas integrais da Fundação São Paulo + 50 bolsas de Iniciação Científica.

Inadimplência

Hoje – O estudante em dívida com a PUC só podia parcelar sua dívida em 3 vezes, e às vezes, em 5 vezes.

Reinvindicação do movimento: Flexibilização da negociação das dívidas dos inadimplentes

Proposta do Consad – Estudantes terão a possibilidade de parcelar dívida em 3 vezes, caso não seja possível, o direito a parcelar suas dívidas em 5 vezes está garantido.

Bandejão

Hoje – O preço do bandejão é R$8,90.

Reivindicação do movimentoRedução do preço do restaurante universitário

Proposta do Consad – Diminuir o preço do bandejão para R$ 6 (sendo que a Fundasp arcará com o restante do custo). Formar comissão para estudar proposta de ceder bolsa alimentação aos estudantes que não têm como pagar e estudar contrato com a empresa do bandejão.

Criminalização do movimento estudantil

Antes – Ameaças constantes de que os estudantes poderiam ser punidos.

Reivindicação do movimento – Nenhuma punição aos estudantes mobilizados

Compromisso do Consad – Não haverá punição a nenhum estudante por essa ocupação de reitoria.

Auditoria da dívida da PUC-SP

Hoje – Nenhum acesso aos documentos da dívida da PUC. São feitas 3 auditorias (PIG, Ministério Público, Receita Federal).

Reivindicação do movimento – Auditoria da dívida da PUC feita pela comunidade

Proposta do Consad – Aceitaram que a comunidade organize e faça uma auditoria da dívida da PUC, contanto que se mostre “seriedade”, seja “profissional”.

Centro de Educação Infantil (CEI)

Hoje – As mães e pais (estudantes, professores e funcionários) que têm filhos pequenos não têm nenhum lugar concedido pela universidade para deixarem seus filhos.

Reivindicação do movimento – Criação de um centro de educação infantil, para estudantes e trabalhadoras deixarem seus filhos

Proposta do Consad – Se reunir com Hélio Deliberador (pró-reitor comunitário) e Márcia Alvim (diretora de campus) para discutir proposta de criação de um CEI na PUC. Preparar projeto que contemple isso.

Trabalhos terceirizados e contratos dos professores

Reivindicação do movimento – Fim do contrato maximizado dos professores; Incorporação dos funcionários terceirizados ao quadro de funcionários da Universidade;

Consad – Discutir em próxima reunião a importância da efetivação dos funcionários terceirizados ao quadro de funcionários da PUC e o respeito aos direitos dos professores. Isso também está sendo trabalhado pelas entidades de professores e funcionários.

Desconto nas mensalidades para o curso de Serviço Social

Essa promessa já havia sido feita na reunião do Consad no dia 18/11. Apesar da manutenção do desconto e da matrícula dos inadimplentes, essas respostas ficaram um pouco vagas, mas eles mostraram-se favoráveis depois de muita insistência.

Propostas da Assembléia:

  • Congresso de estudantes da PUC para 2011
  • Organização da Calourada Unificada em todos os cursos e com todos os CA’s
  • Campanha do movimento na matrícula dos novos estudantes
  • Uma sólida Comissão de Estudos para estudar a questão das mensalidades e para a criação de uma metodologia para sua redução

Obs: vale lembrar que todas as propostas estão sujeitas a votação em assembléia para sua consolidação.

Agenda

Hoje às 19h30min – Assembléia estudantil na frente da Reitoria
1/12 às 8h30min – Reunião do Consun – na sala 119A

7 Respostas para “Boletim 23/11‏

  1. Engraçado que eu, estudante ativo da puc, que paga mensalidades em dia e demonstra interesse em seus assuntos, não fui consultado a respeito dessas reivindicações.
    Vocês me convidaram sim para fazer parte da luta, mas não para discutir o que está sendo pleiteado.
    O que acontece é que um pequeno grupo escolheu esses pontos. Um pequeno grupo que se esconde atrás da máscara da falsa democracia, quando na verdade o fascismo e a intolerância real se encontram nele.
    Meu comentário não será publicado, eu sei.
    Mas fica a pergunta a todos que lutam por tantas causas nobres. Será que aqueles que vocês dizem representar – no caso alunos da puc e não o proletariado nacional como muitos acreditam – apoiam todos esses pontos?
    Será que vocês teriam coragem de realizar um plebiscito aos alunos consultando a opinião deles?
    Acho que não. Seria muito feio ver a falta de apoio ainda mais depois de tanta violência e tumulto.
    Voces já perderam no direito. Nem chegam perto da FEA. Tomem cuidado. O dragão do fascismo vem ai com uma nova cara.

    • julio, todas as reivindicações foram discutidas e aceitas pelos alunos presentes nas assembleias durante toda a semana, e todos os alunos da PUC foram convidados a participar.todas as opiniões foram ouvidas e foi decidido por todos que estas seriam as exigencias (que inclusive sao as mesmas que constam no abaixo assinado, que foi assinado por mais de 2.200 alunos!). se voce se interessa pelo assunto, compareça nas proximas reuniões e faça suas propostas e críticas, ja que voce nao esta satisfeito.

    • Violência, tumulto, facismo, estamos falando do mesmo acontecimento?

      E como a ana deixou bem claro, todos podem participar, basta apenas se engajar, as comissões sempre estarão de portas abertas.

      Espero te ver por lá, abrs

  2. Quanta revolta…

  3. É só participar das Assembléias, um dos únicos meios em que um conjunto pode deliberar algo.

  4. Bela proposta essa de DIMINUIR O AUMENTO em 3%…antes seria de 12 agora será de 9%!!!!! QUE ABSURDO!!!!! Nem o CONGELAMENTO das mensalidades, ou seja, nem redução nem aumento, faria com que a PUC deixasse de ser elitista!!!!!

  5. Adoro quem não se interessa por nada e depois diz que “não foi consultado”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s