Moção de apoio da campanha Tires as mãos da Venezuela

Todo apoio à luta dos estudantes da PUC-SP!

O comitê brasileiro da Campanha Internacional “Tirem as Mãos da Venezuela” – campanha organizada hoje em mais de 50 países em solidariedade à revolução venezuelana – vem através desta moção expressar todo apoio à luta dos estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) que neste exato momento ocupam a reitoria da universidade já há mais de 24 horas, por tempo indeterminado, exigindo a redução das mensalidades.

Coincidentemente, a campanha “Tirem as Mãos da Venezuela” está promovendo uma série de debates em universidades de todo o Brasil com a presença de um estudante venezuelano que fez parte do primeiro grupo de estudantes que organizou um senso de venezuelanos sem acesso à universidade, que depois deu subsídio à Missão Sucre e criação das Universidades Abertas na Venezuela, o que possibilitou que hoje todos tenham acesso à universidade pública e gratuita nesse país vizinho, sem necessidade de vestibular.
Por coincidência ainda maior, na próxima Quinta-Feira, 25 de Novembro, às 19:30, este debate com o estudante venezuelano Euler Calzadilla, terá lugar no auditório da APROPUC (Associação dos Professores da PUC), na Rua Bartira, 407, ao lado da reitoria que se encontra ocupada pelos estudantes.
Para nós, da campanha “Tirem as Mãos da Venezuela”, a atitude dos estudantes é legítima, necessária e pertinente. Promovemos essa série de debates justamente para provocar a discussão de que, se é possível que todos tenham acesso ao ensino superior público e gratuito num país mais pobre que o nosso, como a Venezuela, por que não seria possível também no Brasil?
A ação dos estudantes da PUC coloca para toda a sociedade a questão de quem é que manda na universidade: os donos (no caso específico, a igreja católica) ou a sociedade, a comunidade universitária, professores, funcionários e estudantes, que são os que produzem o conhecimento, que fazem a universidade de fato existir.
Nosso apoio e solidariedade é pela vitória dos estudantes da PUC-SP, para que esse movimento se expanda para outras universidades e contra qualquer tipo de repressão e punição aos estudantes que promovem esta justa luta.
Pela redução das mensalidades!
Pela garantia de matrícula de todos inadimplentes!
Por vagas para todos nas universidades públicas!
Pela federalização das universidades privadas em crise!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s