Carta aberta sobre a Ocupação da (Rei)toria

Nós, estudantes da PUC-SP, decidimos em Assembléia Geral ocupar a reitoria. O motivo: esgotamento dos meios de diálogo com as instâncias administrativas da universidade.

Desde o começo do ano, pedimos a redução das mensalidades, tendo em vista a permanência estudantil. Atualmente, o custo dos cursos da PUC-SP é um dos mais altos no país, e há anos tem sido reajustado acima da inflação do período. Hoje existem, na PUC-SP, cursos que chegam ao valor de até três salários mínimos.

Na última década, acompanhamos a mudança de perfil de uma instituição filantrópica para uma instituição privada e mercantil, com a maximização do contrato de professores, demissão de funcionários e sucessivos reajustes nos preços das mensalidades.

O Conselho de Centros Acadêmicos (CCA), percebendo a situação, pautou, a partir de reuniões no começo do ano, uma campanha para que se baixasse o preço das mensalidades, considerada cara e excludente. O movimento começou com assembléias puxadas pelos Centros Acadêmicos para que o problema fosse discutido com cada curso, acompanhadas de atos manifestando a insatisfação do corpo discente.

Em uma Audiência Pública entre a comunidade universitária e o Conselho Administrativo (Consad) no dia 14 de setembro, colocamos a demanda pela redução da mensalidade. Não obtivemos resposta. Para reforçar o movimento, puxamos um abaixo-assinado que alcançou 2200 assinaturas para ser entregue à reitoria e para que o assunto entrasse em pauta em alguma reunião do Consad.

A reunião aconteceu hoje. O Reitor, enquanto colocava seu posicionamento a respeito, reduziu o problema a um pedido da graduação em Serviço Social, que paralelamente ao movimento dos estudantes pedia pela gratuidade do curso. Encerrada a fala, ele e os outros dois conselheiros (secretários representando a Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP) se colocaram favoráveis à diminuição da mensalidade apenas ao Serviço Social.

Questionamos então o que seria feito aos outros cursos da Universidade. Por sua vez, o Reitor se negou a colocar uma posição e, quando começamos a nos manifestar insatisfeitos por ter ele ignorado nosso documento, suspendeu a reunião. Para o reitor, cada curso deveria negociar a redução das mensalidades individualmente com o Consad.

Entendemos que, com essa postura, o Consad desconsidera as movimentações que os estudantes organizaram ao longo de um ano inteiro; por este motivo, logo após a reunião, realizamos assembléia geral e os cerca de 300 estudantes presentes decidiram ocupar a reitoria.

Momentos após a ocupação, o reitor Dirceu de Mello conversou conosco dentro da reitoria, e enfatizou que nenhum estudante seria punido e que não chamaria a polícia.

Para que a Universidade seja da comunidade e filantrópica, nós, estudantes, reivindicamos:

*Redução imediata das mensalidades

*Abertura do edital de bolsas, cedidas pela Universidade

*Flexibilização da negociação das dívidas dos inadimplentes;

*Rematrícula dos inadimplentes;

*Redução do preço do restaurante universitário;

*Criação de um centro de educação infantil, para estudantes e trabalhadoras deixarem seus filhos;

*Auditoria da dívida da PUC feita pela comunidade;

*Nenhuma punição aos estudantes mobilizados;

*Fim da Secretaria de Administração Escolar (SAE), em pró das secretarias específicas das faculdades;

*Incorporação dos funcionários terceirizados ao quadro de funcionários da Universidade;

*Fim do Conselho Administrativo em pró de um Conselho Universitário participativo a professores, funcionários e estudantes

*Fim do contrato maximizado dos professores;

Comissão de Comunicação

18 de novembro de 2010

ocupapuc.wordpress.com

Abaixo, segue o contato de algumas pessoas da comissão de comunicação:

Carol: 98655052

Gabi: 95969718

Ca: 91433503

Fi: 7993-3666

2 Respostas para “Carta aberta sobre a Ocupação da (Rei)toria

  1. Assembléia geral de quem? Houve consulta pública? Qual a porcentagem de estudantes que apoia a invasão?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s